terça-feira, 16 de agosto de 2011

Histórias para um público esquecido



No século 21, as tramas que correspondiam propriamente à telenovela juvenil foram trocadas com a realidade tecnológica e chegaram junto com esta nova era. É dizer, além das histórias que contavam nos anos 80 e 90, se adicionaram outros, como a adição das novas tecnologias, a homossexualidade (que havia se convertido em um tema mais aberto) e inclusive algumas culturas alternativas, sem demora, as histórias principais foram ocorrendo com jovens de altas esferas sociais como protagonistas, em poucos coisas foram contadas com personagens pertencentes às classes populares. O que é uma coisa que, a partir de 2001, se tentava marcar uma diferença com as histórias dos anos anteriores.

Pedro Damián aproveitou o final de “El juego de la vida”  para apresentar “Clase 406”, uma história em torno de um grupo de jovens iniciantes e suas aventuras, ja que se tratava de meninos travessos que não mediam o custo de seus atos.

Esta telenovela significou o lançamento de figuras como Aarón Díaz, Christian Chávez, Alfonso Herrera, Gretell Valdez, Karla Cossío, Frantz Cossío e Francisco Rubio, apoiados por pessoas comoIrán Castillo, Sherlyn, Dulce María, Jorge Poza, Alejandra Barros, Sebastián Rulli, Rafael Inclán e Beatriz Moreno. Com o tempo, caras como as de AnahíSara Maldonado, Francesca Guillén e Luis Fernando Peña se uniram ao repertório.

Mesmo com sua trama baseada em temas polêmicos como a violação, as diferenças entre classes sociais, a homossexualidade e outros mais, grande parte desta história era um reflexo do projeto colombiano“Francisco el matemático”. Ainda assim, conseguiu captar uma audiência que lhe valeu muito pouco a polêmica, de fato, teve 350 capítulos no ar, sendo uma das mais longas da Televisa. Os jovens gravaram dois discos que tiveram êxito e fizeram uma turne com apresentações lotadas.

O término de “Corazones al límite” deu passagem a “Rebelde” (2004-2006), nas mãos de Pedro Damián. Se bem que era um reflexo da história argentina “Rebelde Way”, se desenvolveu todo um conceiro mercadotécnico em torno da mesma. Primeiro, com o grupo musical formado por vários dos protagonistas:AnahíDulce María, Alfonso Herrera, Christian Chávez, Christopher Uckerman e o lançamento deMaite Perroni, os quais formaram o grupo RBD, que foi todo um fenômeno latinoamericano, incluindo países como Brasil, Rumania e Polonia.

A trama, que ocorria em uma escola de alto porte, também contou com as participações de Juan Ferrara, Ninel Conde, Enrique Rocha, Leticia Perdigón, Patricio Borghetti, Nailea Norvind, Felipe Nájera e María Fernanda García, entre outros, assim como um elenco juvenil que incluía, além dos que formavam o grupo, a Angelique Boyer, Estefanía Villarreal, Zoraida Gómez, Eddy Villard, Allison Lozz e Diego González(estes últimos entraram depois).

A história foi todo um êxito, pra completar, RBD teve uma vida mais além da telenovela, pois lançaram cinco discos de estúdio: “Rebelde” (2004), “Nuestro amor” (2005), “Celestial” e “Rebels”, ambos de 2006,“Empezar desde cero” (2007) e “Para olvidarte de mí” (2009), assim como três discos ao vivo.

:: Fonte: FilmeWeb
:: Tradução e Adaptação: RBDForever.com

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