segunda-feira, 16 de maio de 2011

Crítica: The Vampire Diaries (2x21) - The Sun Also Rises

Melhor episódio EVER.

Toda semana eu vejo os fãs de seriados usarem a frase aí de cima indiscriminadamente. Todo episódio é o ‘melhor episódio ever’ da série favorita da pessoa, mesmo que isso aconteça com uma freqüência alta demais para ser levada a sério. Esse é o problema de se usar essa expressão sem critério. Quando realmente chega o momento, ninguém acredita que sua opinião seja válida.

Como eu nunca usei essa frase na minha vida, vou me dar ao luxo de fazê-lo agora, em honra ao “Melhor episódio EVER” de The Vampire Diaries, a série adolescente mais ousada que já existiu. Não é piada. Você aí, que ainda insiste em dizer que The Vampire Diaries não merece respeito por ser da CW ou por ter os jovens como público alvo não sabe o que está dizendo. Aliás, provavelmente fala mal sem assistir e está perdendo uma diversão sem igual.

Porém, nessa véspera de Season Finale, The Vampire Diaries provou que não é só divertida, ela também sabe emocionar e eu escrevo esse texto agora ainda de olhos marejados por tudo o que aconteceu. Não é sempre que uma série faz isso comigo nessa intensidade. Podem reparar que meu texto, geralmente cheio de piadinhas infames, está até mais dramático, mas não posso evitar. O episódio me acertou em cheio, me chocou, surpreendeu, me deixou sem ar. Impossível não elogiar.

Para começar, quero bater palmas para a equipe de roteiristas. Essas pessoas transformaram uma série de livros muito meia boca em algo extraordinário para a TV. Uma história de vampiros, que é uma das coisas mais clichês da atualidade, explodindo cabeças. É preciso coragem para fazer o que eles fazem, sem dúvida.

Para começar, mataram Jenna. Tudo bem que ela nunca teve uma importância muito grande na série, mas eu fiquei boquiaberta ao vê-la transformada em vampira e depois assassinada no ritual do Vampiromem. Acreditei, até o momento final, que Bonnie (que ganha uma folga do apelido Menina Bruxa da Boca Torta, só por hoje) surgiria e salvaria a pátria, mas apostaram na surpresa. A crueldade que essa morte representa para Elena e JerEMO é indiscutível e foi aí que eu soube que nada sobre esse episódio seria como esperávamos.

Engraçado dizer isso, porque eu mesma já disse por aqui que Jenna não faria falta, mas fiquei realmente sentida com o final da personagem, assim como o sacrifício de John me comoveu muitíssimo. Toda a sequência final, com os funerais, a leitura da carta e o afastamento de Damon me destruíram. Será que estou sensível demais?

Aliás, Damon se transformou naquele personagem impossível de não adorar. Elena nem merece todo aquele amor, mas ele continua ali, presente, se doando, querendo poupá-la do pior e superando Stefan em cada quesito possível e imaginário. Fico aqui imaginando, sem sucesso, qual será a cura encontrada para a mordida do Lobisomem, porque a resolução toda do sacrifício da doppleganger foi de uma criatividade extrema. Todo mundo vinha se perguntando como sairiam dessa e o que mais poderia acontecer na série depois disso. Eu lhes digo já: TUDO É POSSÍVEL!

O mais interessante é que paralelamente aos acontecimentos principais, ainda tivemos toda a movimentação com Vampiroline, Matt e Tyler Lobowood. Já deu para notar que Matt está caindo fora da jogada e abrindo caminho para um romance potencial entre um Lobo e uma Vampira. Algo inédito. Duas raças inimigas. Vai ser muito bom. Além do mais, isso coloca Matt numa posição favorável. Favorável à morte. Ele não serve para mais nada na série e deve dançar logo, a não ser que um plot surja das profundezas.

Também podemos esperar o retorno de Klaus e Elijah. Não faço ideia do vai sair disso, mas sei que é coisa boa. Também espero coisas bacanas com a Vampiranha. O tempo todo achei que ela iria aparecer e fazer algo surpreendente, mas Vampiranha é egoísta o suficiente para ficar longe da encrenca, quem sabe, procurando algo que salve Damon?

O que dá para saber agora é que a Season Finale deve trazer, de novo, alta carga emocional, já que Damon deve sofrer com os efeitos da mordida. As expectativas estão lá no alto e torço para que superem o episódio dessa semana, o que será tarefa difícil. Se The Vampire Diaries tivesse encerrado sua temporada exatamente aqui, eu estaria mais do que satisfeita.
Hsm 24 Horas

Nenhum comentário:

Postar um comentário